all

Habitos de Leitura | Precisamos falar sobre O Diário De Anne Frank

Nada contra a Anne Frank. Sério. Queria deixar isso claro logo no inicio do texto. Hoje, eu gosto desse livro. Estou usando ele de exemplo, pois foi uma experiência que eu vivi e o melhor que podemos fazer ao dar um exemplo e falar das nossas próprias experiências.
A leitura é um hobby, como qualquer outro, e ninguém pratica um hobby com frequência se não achar divertido. As pessoas jogam futebol, vôlei, videogames, lasertag, passeiam no shopping, vão ao museu, academia, e praticam tantas outras atividades com frequência porque acham divertido. Eu tentei andar de patins no gelo. Cai diversas vezes. Não achei divertido. Não voltei a andar de patins.
A maioria dos leitores tem seu primeiro contato com um livro no colégio. Foi assim comigo. Escolha um livro na biblioteca (dentre os previamente selecionados pela professora) e faça uma resenha. Os alunos da minha sala estavam começando a descobrir a literatura, por meio da coleção vagalume, quando surgiu aquele livro que somos obrigados a ler em determinado ano. Não me recordo à série exata, acho que foi na quinta, mas livro em questão era o Diário de Anne Frank.
Tenho certeza que muitos dos meus colegas perderam qualquer amor que pudesse estar florescendo pela literatura naquele instante. Porque eles foram obrigados a ler um livro e era, convenhamos, um livro chato. Não vou discutir a importância histórica dele, isso é inegável, e entendo porque somos obrigados a lê-lo, mas para crianças da nossa idade foi uma atividade enfadonha. Talvez você, que está lendo esse texto agora, possa tenha tido um “Diario de Anne Frank” alguma vez em sua vida.
Eu, de qualquer forma, continuei lendo. A leitura para mim havia se tornado um hábito, algo a se fazer no meu tempo livre. Tornou-se meu hobby favorito, perdendo apenas para o RPG. É disso que se trata. Como tudo na vida, ler é um hábito e quando você se acostuma, não é um hábito que vai largar um dia na vida. É um vício bastante saudável.
Não sei quais os livros o ensino fundamental tem obrigado nossas crianças e adolescentes a lerem hoje em dia. Espero sinceramente que seja algo que desperte sua paixão pela literatura e não o contrário.
Existe um estigma que diz a atividade de leitura é tediosa. O público em geral prefere acompanhar séries ao invés de enfrentar um livro grosso. A verdade é que existe pouca diferença entre um livro pequeno e um livro grande. Só o tamanho mesmo. Conclusão lógica bem idiota né? Pois é. Conheço muita gente que não lê determinado livro por conta do tamanho e olha que não estou falando de compêndios dignos de George R.R Martin ou Tolstoi. Quatrocentas paginas já assusta diversos leitores casuais.
Se você lê pouco ou nunca leu um livro, é bom iniciar sim com um pequeno. Existem ótimos títulos nos mais diversos formatos e tamanhos. Com o tempo você vai pegar ritmo, se acostumar e depois de nove ou dez livros, ler se tornará um hábito que vai deixa-lo se perguntando por que não procurou conhecer tantas histórias maravilhosas antes. Não se deixe intimidar por uma obra grande ou por aquele livro chato que te obrigaram a ler. Todos nós gostamos de um tipo de historia. Encontre a sua. Procure por livros que contem as que você se identifica. Terror, fantasia, romance policial, drama, comédia, auto-ajuda, romance histórico, etc... Não existe tema que ainda não tenha sido escrito.  
Descubra os benefícios que o hábito de leitura pode te trazer. E não são poucos. Nosso corpo responde melhor quando adotamos uma alimentação saudável. O mesmo acontece com nosso cérebro. Não estou dizendo que você deva parar de assistir televisão, jogar vídeo game ou abrir o facebook de cinco em cinco minutos, como se fosse uma geladeira, esperando encontrar algo novo. Só estou dizendo que ler com frequência vai deixar seu raciocínio mais rápido, vai melhorar sua capacidade de escrita, sua criatividade e senso crítico.
Hoje, empreendedorismo e criatividade são dois elementos poderosos em qualquer profissão, e sem perceber, se divertindo, você vai aprendendo um pouco dos dois a cada livro lido.
Se não tiver dinheiro para comprar livros, alugue em bibliotecas, seja na do seu colégio, seja na de sua cidade. Os meus primeiros cinquenta livros foram alugados. Ironicamente meu primeiro livro comprado foi O Diário de Anne Frank. Tenho ele até hoje (não sou acumulador, juro, apenas de livros). De lá para cá, eu adquiri mais de seiscentos. Sinceramente já perdi a conta. Estão todos juntos numa instante. São centenas de histórias, das mais variadas mentes, mostrando pontos de vistas diversos e mundos fantásticos.
Não tenho medo de fila de banco ou de ficar entediado, porque sempre vou estar em um destes mundos fantásticos.  Por isso lhes convido a conhecer todas essas historias. Caso não saiba o que ler, procure seu amigo que lê muito (todo mundo tem um) e fale sobre o tipo de historia que você gosta. Peça que ele lhe indique um livro. Carregue esse livro com você para onde for. Aproveite os tempos livres. Ao invés de olhar para a tela do celular, leia. Não tenha pressa. A história sempre vai estar ali, esperando por você. Então, leia todo dia. Transforme isso num hábito.

Eu lhe desafio a não se apaixonar por ele.
Lucas Fernandes

You Might Also Like

0 comentários