Como Escrever #2 | Referências e Repertório

E aí galera LivroNíaca! Tudo beleza? Vamos continuar com as dicas de escrita para que todos nós possamos melhorar, no futuro lançar muitos livrinhos bons para os amiguinhos e ficar ricos sóquenão. Vamos falar hoje sobre referências e repertório.

Quando você começa a entrar mais no mundo das artes, essas palavras começam a aparecer o tempo todo e depois de algum tempo eu comecei a entender que isso realmente é muito importante. No design por exemplo (que eu fiz um curso bem básico, mas que abriu meus olhos) a referência é muito importante. Primeiro que nada que você vai criar é realmente novo, tudo é uma mistura de tudo que você já viu, viveu e que já foi feito por aí, logo, é bom que isso que você viu, seja bom. Se você acostuma seus olhos, sua mente, com bons designs, vai ser muito mais fácil criar algo bom no futuro. A mesma coisa se aplica para a escrita.


E como eu faço isso? LEIA! LEIA o MÁXIMO que você puder! Lendo bastante que você vai conseguir aumentar o seu vocabulário, instintivamente vai se acostumar com as vírgulas, pontuações, estratégias, notar o que dá certo e o que dá errado num texto. Estou falando de ler de verdade hein? Analisar bem os parágrafos, não só correr o olho, ver a estória e tchau até mesmo reparar nos parágrafos chatos você pulou, afinal se eles são chatos, você não quer eles no seu livro. Jogando a real, eu não sou o escritor com maior repertório do mundo, não leio tanto quanto gostaria e deveria. Isso não é motivo de orgulho, sinto vergonha do lado dos meus colegas esse povo devora livro como eu devoro uma caixa de Bis. Não seja como o Paulo, leia bastante, impressione os coleguinhas com toda sua cultura e intelecto.



Já que estamos falando de comparações e referências… Vamos esclarecer algumas coisas…. NÃO adianta você ler apenas livros não-conceituados, ou livros ruins mesmo vamos combinar que eles existem, afinal a ideia não é se nivelar por baixo , né? Você quer escrever bem. O pensamento “eu escrevo melhor que isso” não vai te levar a lugar algum, ser melhor que o ruim te faz no máximo mediano. Você NÃO deve copiar o estilo de outros autores, os clássicos são ótimos, mas você tem que encontrar sua própria voz e estilo, não ser “o próximo Tolkien”... Genial, mas nós já temos\tivemos um Tolkien…. Agora queremos uma Júlia, um Tiago, uma Camila, um Wandykleysson. Os repertórios e referências devem te levar à uma junção de coisas que formam você, e não à uma cópia barata de outro autor. Não se achar F*dão demais pra estudar escrita e melhorar também ajuda, viu? Humildade sempre, mesmo os melhores dos melhores estão sempre estudando e tentando melhorar.


Antes de terminar eu peço desculpas por tantos: FAÇA, NÃO FAÇA. Lógico que as coisas funcionam de maneiras diferentes para cada pessoa, mas essas são dicas que eu sigo e sei que a maior parte das pessoas que admiro seguem também. Então para que querer inventar a roda? Agora fechem esse blog, o facebook, silenciem o celular e vão ler um pouco, okay? ;)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito bom o artigo! Curti.
    Ótimo conselho Paulo(o cara da catana)Haha!Abs

    ResponderExcluir