all

Como Escrever?


E ae galera LivroNíaca, acho legal começar isso aqui me apresentando! Eu sou o Paulo, novo colunista do blog e um dos autores de um livro chamado Contos Amargos (que deixarei o link da página do facebook abaixo, afinal, propaganda é a alma do negócio, até na escrita, mas isso é assunto para outro post). Estou aqui para desmistificar a escrita, mas não prometo que isso é uma coisa boa.


Vou dar uma notícia boa e uma ruim! A boa é que escrever não é um dom, ou um gene que você nasce com ele(pelo menos para a maior parte das pessoas não, me inclua nisso). EBA! Então… todo mundo pode escrever, vamos sentar e escrever um livro agora! CALMA! Agora vem a notícia ruim: escrever não é um dom, ou um gene que você nasce com ele. Como assim? Simples, escrever exige estudo, leitura e trabalho duro….. Mas…

NÃO ENTRE EM PÂNICO! Estou aqui para te ajudar com dicas toda semana! Não posso resolver tudo, mas estudo o “ato de escrever”, as técnicas e a prática há algum tempo e por isso vou tentar resumir o que eu aprendi até aqui e tentar passar para vocês!

Esse post já tem a primeira dica: estudar. A segunda dica, eu já comentei: praticar. Escrever não é ter uma boa ideia, ela ajuda, mas praticando , treinando e estudando, você pode fazer com que qualquer ideia fique legal, e se der certo de ser uma ideia boa, MELHOR AINDA.

E aí? Vamos escrever? Vamos! Ebaaaa!

Bom, no começo foi assim pra mim também, eu resolvi que eu queria escrever, e comecei… Pro meu azar, e nesse caso, para minha sorte também, eu tenho uma certa síndrome do impostor e comecei a achar tudo uma droga. Ufa! Porque realmente estava tudo uma merda, eu ainda não acho que escrevo lá grandes coisas, mas o começo era sofrível, sorte que eu perdi muitos dos textos na minha desorganização, os que eu acho às vezes, só servem para duas coisas: rir ou para forrar a casinha do cachorro (e eu nem tenho um cachorro). Porém, eu não desisti, sempre fui contra essa coisa de dom, ou talento, portanto fui atrás de como melhorar, e por isso eu posso dar dicas para vocês agora! Hoje eu não tenho mais vergonha de mostrar meus textos, estou sempre estudando para melhorar e aberto às críticas. Hoje eu gosto do que escrevo! Não queremos ter vergonha pra sempre né ? Ou pior, não ter vergonha, mas escrever de um jeito que dói na alma do leitor (de um jeito negativo, claro rs).

A última coisa que eu vou falar hoje, São sobre alguns cursos e youtubers que dão dicas sobre escrita, e que eu acompanho sempre, espero que eles possam ajudar vocês e eu também! Foram esses cursos e youtubers que me ajudaram a chegar até aqui e conquistar conhecimento e confiança!

O Escrevivendo, é um curso ministrado em São Paulo, em três módulos, por dois autores muito talentosos, Giulia Moon, a diva dos vampiros e Walter Tierno, maestro de polêmicas. O curso é sempre num clima muito bom, muita informação legal, muita prática, muito feedback, muita risada e muita informação sobre o mercado literário. O link vai aqui:


O Curso de Escrita Criativa da Professora Marina Lee, acontece em Americana-SP (cidade onde eu moro), e é um curso muito legal para aumentar seu repertório, domínio do texto e até mesmo experiências e visão de mundo. Realmente você sai borbulhando de criatividade todas as semanas após o curso. Link Abaixo!


A Gabi Brandalise, é uma escritora de Curitiba que faz uns vídeos muito engraçados e também com muitas informações legais! Vejam!


Por último e não menos importante! O canal Ficçomos, da escritora Wlange, os vídeos dela são bem sobre técnicas e como lidar com um texto! SUPER RECOMENDO, sempre me ajudou!


Todas recomendações são de coração! Sem jabá! Infelizmente... HAHAHA Espero que tenham gostado, se animado e possam continuar acompanhando minha coluna aqui no blog <3 !

Mandem dúvidas, feedbacks e tudo mais, por favor! Queremos sempre melhorar =3 


~ Paulo ~

You Might Also Like

1 comentários