Como Escrever? #3 | A Jornada do Herói

E aí Livroníacos ?! Tudo bem ? Vou começar já me desculpando pelo atraso na postagem…. A vida tá corrida e esse era um assunto que merecia mais cuidado ao ser escrito. Como prometido, falaremos dela: A Jornada do Herói.

Ela é um conceito cíclico criado por Joseph Campbell através da análise de muitos mitos e lendas, ele criou doze passos pelos quais os heróis passam em suas histórias para alcançar a glória e o sucesso, ele colocou esse conceito em seu livro “O Heróis de Mil Faces”. Alguns anos depois, Christopher Vogler, um roteirista da Disney, se deparou com esse conceito e criou um livro, uma espécie de ensaio sobre a Jornada do Herói, para ajudar roteiristas americanos a criar boas histórias e chamou de “A Jornada do Escritor”, que não é tão difícil de encontrar por aí.

Como eu já disse esse ciclo contém doze passos, eu vou colocar aqui alguma figura que mostre o nome dos passos e a ordem, mas é algo bem fácil de encontrar usando o Google. Assim como a roupagem, essa jornada está presente em várias histórias famosas por aí, e com um pouquinho de treino você pode encontrar os passos facilmente. Vamos lá, quais são os passos. Vou usar o desenho do Hécules da Disney para exemplificar os passos.


O mundo comum: é o começo, quando vemos o personagem vivendo seu dia-a-dia e ele ainda não é um herói, e provavelmente nem pretende se tornar um. Ex: Hércules apesar de todo poderoso, vem de uma família simples, ajuda o pai no trabalho, é todo atrapalhado e nínguem gosta dele, ele atrai desastres.

O chamado à aventura: é literalmente um acontecimento que leva o personagem a começar uma busca que o levará a glória. Ex: no caso de Hércules poderia ser quando seus pais contam que ele foi encontrado com o símbolo do Olimpo e que os deuses talvez soubessem mais sobre a origem dele.

Recusa ao chamado: O herói ainda não sabe se quer trilhar esse caminho e reluta e se nega a se jogar na aventura. Ex: Em Hércules eu não consigo ver muito bem essa parte, mas poderia colocar o momento em que ele vê os pais adotivos e pensa bem se ele precisa sair de casa para correr atrás de sua origem.

Encontro com o mentor: É o momento em que nosso protagonista encontra um mestre, tutor ou qualquer tipo de força que indica para ele o caminho para a sua glória. Ex: No caso do desenho poderíamos dizer que é o momento em que Hércules  encontra com Zeus e ele indica que o garoto precisa provar seu heroísmo para poder voltar a ser um Deus.

Cruzamento do limiar: Em geral é um momento em que o protagonista cruza alguma linha, que pode ser física, mostrando que ele realmente está em um mundo novo e agora deve seguir em frente. Ex: no caso de Hércules pode ser o momento em que ele encontra Phil, seu treinador, mas eu prefiro pensar que é quando eles vão para a cidade grande provar que o garoto pode se tornar um verdadeiro herói.

Testes, aliados e inimigos: bom, o título diz tudo, é o momento da história em que o herói passa por vários testes e faz aliados e inimigos. Ex: Hércules enfrenta vários monstros, o que faz dele muito famoso, conhece Megara, e desperta a fúria de Hades.

Aproximação da caverna profunda: é quando o herói começa a se aproximar da sua provação final, do momento do maior teste. Ex: Quando Hércules começa a se questionar se ele vai conseguir o seu objetivo.

Provação: O herói passa por um problema e tem que provar que ele evoluiu , que ele está pronto. Ex: Quando Hércules faz um trato com Hades e dá seu poder para manter Meg segura e precisa enfrentar os monstros como um simples humano.

Recompensa: é uma consequência da provação que aconteceu, pode ser boa ou ruim, dependendo de como foi a provação. Ex: no caso de Hércules, ele não consegue salvar Meg e acaba conseguindo seu poder de volta já que Hades quebrou sua palavra.

Estrada de volta: è um momento de retorno a realidade comum do herói, um momento em que ele deixa de ser herói, volta ao começo e precisa de uma provação final. Ex: no caso do hercules eu diria que é exatamente a parte em que ele pega os poderes de volta, esse é um momento muito claro em O Senhor dos Anéis, quando os quatro hobbits voltam para o condado que não sabe de seus feitos heroicos.

Ressurreição: é o momento em que o herói passa por uma mudança drástica e se torna mais puro, melhor, um verdadeiro herói, pode inclusive ser uma ressurreição literal, ou uma morte mais simbólica. Ex: claramente esse momento seria quando Hércules pula no poço para salvar a alma de Meg, doando sua própria vida.

Retorno com o elixir: O Herói passa pela provação e retorna com seu poder final, com a sua forma mais evoluída, com o que ele queria conseguir desde o começo. Ex: depois de se sacrificar, Hércules é reconhecido como uma alma heróica e se torna novamente um Deus e pode morar no Olimpo se quiser.

Esses são os doze passos galera, eles mudam um pouco em algumas histórias, as vezes se repetem nos casos de grandes sagas. Os passos podem ter uma duração de instantes ou de meses dependendo de como você quer trabalhar sua história. Lembre-se que não precisamos, nem devemos, ficar presos a fórmulas, mas é legal conhecer e poder moldar esses guias a nosso favor… afinal eles são um ótimo jeito de deixar uma história interessante. 


Espero que tenham gostado, me desculpem o atraso, e tentem encaixar outras histórias na Jornada do Herói, até a próxima!!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei o texto só acrescento que o Phil também pode ser visto como o mentor do Hércules.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, eu ía falar que era outra possibilidade, acabei esquecendo, preferi essa por dar a "missão" pra ele de se tornar um herói, mas sim! O Phil também é um mentor (até mais, já que ele que realmente treina oHerc)

      Excluir